Detetive é uma palavra de origem inglesa, que significa detectar um fato, investigar, pilhar, desmascarar. Profissionalmente falando é detetive aquele que investiga um fato, suas circunstâncias e pessoas nele envolvidas.
Em todos os países do mundo, o Detetive Particular só pode exercer a profissão em consonância com as leis vigente, isto é, respeitando a vida privada do cidadão, inviolabilidade dos direitos humanos, no que tange a vida em particular.
Kate Warne foi a primeira detetive do sexo feminino de que se tem notícia. Ela foi contratada em 1856 pelos Pinkerton para resolver um caso e foi tão bem que fez carreira. Inclusive, foi chefe da divisão feminina da agência dos Pinkerton.
Ela trabalhou em centenas de casos e dizem que era ótima quando precisava se disfarçar.
Infelizmente, adoeceu misteriosamente aos 35 anos e nunca mais se recuperou. Quando ela morreu, Allan Pinkerton até entrou em depressão.
Se você olhar bem para a foto, à direita, verá uma mulher detetive, ainda que disfarçada de homem. Ela está de pé, com a mão na pilastra.
A 1ª Detetive Mulher no Brasil
Maria Angeles Bekeredjian, espanhola que chegou a São Paulo nos anos 1950, morreu aos 71 anos, após sofrer falência múltipla dos órgãos.
Ângela comandava um escritório com 16 funcionários.
“Ela não ia a campo porque já era muito conhecida. Mas usou muito disfarce de gari, faxineira e chegou até a montar barraca de churrasquinho para observar um comerciante”.
Formada em Psicologia, foi uma das primeiras detetives do país, começou aos 21 anos investigando o então marido, na década de 1960 (descobriu que era traída, mas voltou depois com ele).
Extrovertida e desbocada, a loira de 1,50 m e olhos azuis era figura constante na TV, como no “SuperPop” (Rede TV!).
Ângela era discreta também fora do trabalho: não comentava casos. Alguns, contudo, tornaram-se emblemáticos, como o flagrante do marido que ia ao motel com uma boneca inflável. Ângela tinha outros dons: era exímia cozinheira, tocava bandolim e gostava de dançar e de pintar quadros abstratos.
Fonte: Wikipedia